Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

terça-feira, 17 de março de 2009

SOBRE A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO




Baseado no texto “Fundamentos da Informática na Educação. Alguns aspectos”* e o filme apresentado no 1º dia do curso NTE-SEDUC-PARÁ e discussão no grupo.



Como podemos trazer o grande avanço tecnológico na nossa sociedade para o interior das escolas e torna-las mais eficientes e eficazes? Esta parece ser uma pergunta que permanecerá por mais uma ou duas décadas, pois os professores com mais de cinco anos de formação não tiveram grandes experiências nesse sentido e hoje eles se refugiam em suas áreas de conforto e não se arriscam muito nas chamadas zonas de conflito, pois os nossos alunos sim já estão culturalmente ávidos por essa nova maneira de aprender e ensinar: Os filmes, os Games, o MSN e similares, o Orkut, os Blogs e a Internet de maneira geral dando suporte a tudo isso.


Hoje já podemos observar uma série de ações governamentais que procuram maneiras de minimizar a discrepância dos ambientes de aprendizagem tradicionais e os da Cibercultura e assim temos os NTE's trabalhando nesse sentido com suas salas de Informática Educativa e os cursos de Formação de Professores para atuarem como mediadores dessa relação.


Me parece claro que as potencialidades da Informática Educativa são animadoras para um futuro próximo pois os computadores e os softwares estão cada vez mais acessíveis e os jovens já os tem como um bem cultural natural “nativo” e agora só estão por cobrarem da escola a sua apropriação.


Estou certo que a distância existente entre o professor de sala de aula pode ser encurtada com a mediação dos professores das salas de informática, num trabalho colaborativo de professores, alunos, comunidade escolar e os órgãos governamentais.




Cursista Roberto Cunha.


Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TI's


Belém – Pará – fevereiro de 2009.




  • Apostila fornecida pelo curso ( NTE ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário