Welcome my friends! 歓迎 Willkommen.

People from all the world, come to my blog and get contact with this 'Amazonida' ! Let's change informations, life experiences, cultures and become ourselves more global!
Roberto Cunha _Belém_Brasil

Estamos na rede twitter:
http://twitter.com/RofoCunha//
Meu Orkut

Engenheiro Civil Roberto Cunha

terça-feira, 10 de maio de 2011

Números Decimais e Medidas: Uma união super estável



Fotos de Antonio Carlos SALES da Silva



Medir é uma atividade das mais frequentes que se pode observar em nossa sociedade atual e de contrapartida o número decimal que é implícito nas medições em questão não são tão populares assim. Nessa linha de raciocínio estamos propondo uma atividade que evidencia essa união tão estável entre os dois conceitos.
A idéia é bastante simples, o que em termos pedagógicos significa Poder, você recorta uma tira de papel de uma folha qualquer e com ela vai medir um determinado objeto, como por exemplo um teclado de computador, como fizemos nas oficinas ALFAMAT. Diversas tiras foram construidas e diversas medidas são obtidas, como: Duas tiras mais três dedos, oito tiras mais um pedaço, cinco tiras mais um terço e por ai vem muitas e diversas respostas lindas.
Num segundo momento pedimos aos colegas que dividam suas tiras em dez partes aproximadamente iguais, décimos, e as medidas são refeitas e assim novas medidas se apresentam, agora com dois algarismos: Duas tiras e três pedaços(décimos), oito tiras e cinco décimos, 2,3, 8,5 e por ai a medida toma uma representação de dois dígitos mostrando agora mais precisão e poder...
Num momento seguinte a tira é novamente dividida em cem partes e agora nosso objetiva se deslumbra imponente em três algarismos e as duas tiras e quatro dedos agora se "materializa", em 2 tiras, 3 décimos e 8 centésimos assim se apresentando: 2,38 unidades de tira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário